Como define Daniel Goleman, psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional: as Soft Skills são “traços ou comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com os outros”. E cada vez mais em alta no mercado de trabalho, as soft skills estão se tornando um ponto-chave para qualquer processo seletivo. Mais do que isso, as soft skills são a base para quem quer ter um negócio próprio bem sucedido ou simplesmente manter a vida pessoal sob controle. E como você já deve ter adivinhado, elas vão além das hard skills (habilidades técnicas). Contudo, essas habilidades técnicas não são justamente aquelas que desenvolvemos com livros didáticos? Como, então, a leitura ajuda nas Soft Skills? Nesse artigo vou te mostrar como você desenvolve soft skills através da leitura:

como desenvolver soft skills através da leitura
5 soft skills para desenvolver lendo

Empatia

Primeiramente, como Brené Brown nos explica magistralmente em seu livro e nesse vídeo, empatia envolve enxergar pela perspectiva de outra pessoa, ausência de julgamento, reconhecer as emoções na outra pessoa e comunicar essas emoções. Para conseguir exercê-la de fato, é como se precisássemos ter vivido várias vidas e nos colocado no lugar das mais diferentes pessoas, nas mais diferentes situações. 

E é por isso que a leitura é tão importante para a empatia! Ou seja, é uma ferramenta que te permite se colocar no lugar de qualquer personagem, que te possibilita participar das suas decisões e conflitos mais íntimos e até acompanhar as consequências disso! Dessa forma, um livro pode ser o pacote completo para quem quer exercitar a empatia aos poucos.

Comunicação e Organização de ideias

Uma boa comunicação é uma habilidade essencial tanto na vida profissional quanto na pessoal. E pode literalmente ser a diferença entre uma promoção e uma estagnação (ou até entre o término ou a evolução de um relacionamento)! Mas uma boa comunicação não é tão simples. Exige um punhado de outras habilidades, como conseguir organizar as ideias e até ter a empatia para expressá-la da melhor forma, de acordo com o ouvinte. E nada como um bom storytelling para manter a atenção desse ouvinte!

A leitura é fantástica para nos dar a base para tudo isso. Por exemplo: Organização de ideias? O livro na sua mão é basicamente o resultado da habilidade do autor de organizar suas ideias. Agora você pode se perguntar como ele fez isso? E com essas ideias organizadas, como fez para contá-las de maneira envolvente? Bom, você pode encontrar um ótimo indício para essa resposta naqueles livros que você não conseguia desgrudar, pois pareciam te prender na história…

Vocabulário e Escrita

Em um mundo cheio de abreviações e mensagens com emojis, uma boa escrita pode ser um grande diferencial! E isso não quer dizer em nenhum momento que você precise “ir contra a maré”, ser contra emojis ou abreviações. Mas a habilidade de organizar as ideias e transmiti-las da melhor maneira através de um texto continua como uma das habilidades essenciais do nosso tempo. Assim, ter um vocabulário denso pode te dar uma vantagem ainda maior! Seja para um email no trabalho ou até para o roteiro dos stories que você vai fazer no Instagram…

E a leitura te permite um grande aprendizado nessas áreas. Isso porque cada livro é uma forma de expandir nosso vocabulário, além de ser naturalmente um guia de escrita! Junte tudo isso com a empatia e você vai ter habilidades muito admiradas hoje em dia.

Criatividade

A história de Steve Jobs sempre chamou minha atenção. Afinal, como uma das grandes mentes do nosso tempo, foi natural para mim querer aprender o que eu podia sobre sua forma de pensar, de enxergar o mundo. E dentre as várias ideias e frases de Jobs que me marcam, uma delas é sua definição de criatividade: “Criatividade é apenas conectar coisas”.

Na sua biografia (por Walter Isaacson) Steve elabora mais essa ideia. Para ele, criatividade é um misto de ter referências e conseguir conectá-las. Olhem a mágica desse conceito! Dessa forma, todos podemos nos tornar mais criativos, pois tudo que precisamos é ter mais referências e conseguir conectá-las.

Ah, e como a leitura cumpre bem esse papel! Literalmente qualquer livro vai te dar novas referências sobre alguma coisa (desde um romance de época até um livro sobre startups!). Além disso, é incrível perceber que, quanto mais referências temos, mais fácil e natural fica para realizar essas conexões.

Pensamento Crítico

Em um país onde 1 a cada 10 estudantes de 15 anos conseguem distinguir fatos de opiniões, o Pensamento Crítico tem se mostrado mais necessário que nunca! E apesar de ser uma junção complexa, existe um atributo da leitura que acredito ser essencial na formação do pensamento crítico.

Durante a leitura, em qualquer momento que você perceba que é necessário ou relevante, você pode parar e refletir sobre o assunto. Pode opinar na sua mente, pode simular se faria da mesma forma ou não. E, quando estiver satisfeito, simplesmente retomar de onde parou. Diferente de um vídeo, uma palestra ao vivo ou até de um podcast, quem determina a velocidade na leitura é você, e não a pessoa que você está ouvindo. E isso te dá essa brecha tão essencial para a formação do pensamento crítico: tempo para pensar.

Como desenvolver soft skills enquanto lê

Ler é muito mais do que o conteúdo do livro. Aqui você conseguiu conferir alguns exemplos de como desenvolver soft skills enquanto lê. Todo o processo da leitura em si é muito rico e pode nos ajudar a desenvolver habilidades que muitas vezes não estávamos diretamente buscando quando escolhemos nosso próximo livro.


2 comentários

Diego Ramos da Silva · 8 de junho, 2020 às 16:16

Super esclarecedor, de fato a leitura é uma das melhores ferramentas para o autodesenvolvimento

Hábitos Angulares: um hábito pode mudar sua vida - Leitura Orgânica · 2 de julho, 2020 às 15:05

[…] A leitura impacta a nossa vida de incontáveis maneiras. Como disse Warren Buffet: “É assim que funciona o conhecimento. Ele se acumula, como juros compostos.” E livros são fontes fantásticas de conhecimento. Mais do que isso, a leitura em si é um processo que te ajuda a desenvolver muitas habilidades (soft skills). […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *