No post anterior falamos sobre como hackear o ciclo do hábito utilizando a teoria que aprendemos. E agora eu vou te passar algumas mudanças-chave de comportamento que vão te permitir colocar toda essa teoria em prática! Seguindo essas dicas de comportamento você vai entender como criar o hábito da leitura e, de fato, começar a ler mais livros.

Como ler mais livros em 6 passos

  1. Reduza a ansiedade
  2. Prepare o ambiente
  3. Time boxing (e use um timer)
  4. Leia de manhã
  5. Tenha uma meta (e onde registrá-la)
  6. Fale sobre o livro com alguém

*e no final tem um bônus fundamental!

Como ler mais e melhor em 5 passos
Como ler mais livros em 6 passos

1. Reduza a ansiedade

A ansiedade é uma das grandes vilãs de uma boa leitura. Ela dificulta a concentração e te faz dispersar com mais facilidade, além de poder transformar toda a experiência em algo negativo. Mas reduzir a ansiedade antes de ler pode ser mais fácil do que a gente imagina. E ainda serve tanto como um gatilho para o hábito da leitura quanto ajuda a facilitar a rotina do hábito. Esses são alguns exemplos de como você pode reduzir a ansiedade antes de começar a ler:

  • Respire 3 vezes bem fundo
  • Tome uma ducha
  • Faça uma breve meditação

Você precisa encontrar o que funciona para você (sei que a meditação não funciona para todos, mas funciona muito bem para mim, por exemplo).

2. Prepare o ambiente

Como subestimamos esse ponto! O impacto de um ambiente adequado e preparado para a leitura é enorme. E ele começa no compromisso que você assume: ao preparar o ambiente para a sua próxima leitura, você já deu o primeiro passo para realizá-la (e a chance de “furar” consigo mesmo fica menor).

Para preparar o ambiente você pode: deixar o livro próximo de onde vai ler já na noite anterior; colocar sua coberta preferida do lado dele; deixar as coisas para passar o café já em cima da pia; estar com seu caderno de anotações e caneta ao lado. Enfim, tudo que você faz antes de ler (ou tudo que você faz para poder ler).

Outro ponto bem negligenciado é o entorno: se alguém estiver vendo TV ou se ficarem de te perguntando algo de 5 em 5 minutos, fica difícil de ler! Combine com sua família e avise eles do seu período de leitura (sem falar que, ao verem como você valoriza esse momento, estará transmitindo um ótimo exemplo a todos eles!); Também busque um lugar onde possa se concentrar, tenha uma iluminação que julgue adequada, dê para ficar confortável e não tenha tanto barulho.

Para finalizar sobre ambiente, e já conectando com o próximo ponto, lembre-se de ficar longe do celular. Ultimamente ele é uma grande tentação para nos distrair.

3. Time boxing (e use um timer)

Time boxing é uma técnica que vi no livro Indistractable e que passei a utilizar desde então. Basicamente você deve separar um tempo (como se fosse uma caixinha dentro da sua agenda) para cada atividade importante. E a leitura com certeza é uma delas! Isso é fundamental porque assim eu sei que, durante o tempo que reservei para isso, posso focar 100% na leitura. Não preciso pensar em compromissos do trabalho ou em mensagens e emails.

Mas, além de separar esse tempo, eu também controlo ele com o timer do celular. É super simples: ligue o despertador do seu celular pelo tempo que você quer ficar lendo. Isso traz dois benefícios adicionais: o primeiro deles é que ajuda na tentação de mexer no celular (pois depois de colocar o timer, não mexo mais no celular até ele tocar); e o segundo é que sei que não vou me entreter com a leitura e acabar perdendo a hora. Assim minha mente sabe que pode focar em paz no livro até o despertador tocar!

Hoje faço esse controle do tempo com um app chamado Forest! A gamificação do aplicativo ajuda ainda mais a me concentrar e manter o celular longe (pois se eu mexer nele antes do tempo acabar, a árvore que eu plantei morre!). O Forest é pago, mas tem muitos apps semelhantes e gratuitos.

4. Leia de manhã (faça isso se quiser ler mais livros mais rápido)

Faço questão de começar esse ponto destacando que isso não quer dizer que você precise acordar mais cedo (tipo 5am club)! A ideia é super simples: a manhã é o período mais nobre do nosso dia. Estamos descansados e com a cabeça ainda livre dos problemas do dia-a-dia. É por isso que essa mudança é tão efetiva! Muitos dos Gargalos da Leitura são eliminados quando conseguimos ler de manhã simplesmente porque estamos em nosso “melhor momento” do dia! E o que melhor para fazer nesse momento do que investir no seu autodesenvolvimento?!

Outra questão importante é que sei que isso não é possível para todos. Dependendo da sua rotina não é possível encaixar a leitura na manhã. Mas quero reforçar que o esforço compensa demais! Mesmo que sejam apenas 15 minutos, em poucos dias você já vai reparar o quanto sua leitura está rendendo mais. De repente trocar alguma atividade que você fazia de manhã para a noite e trazer a leitura para a manhã?

5. Tenha uma meta (e onde registrá-la)

Já vimos que o que mais importa não é a meta, mas o sistema (processo) que você vai utilizar para alcançá-la! Se você não esquecer disso, ter uma meta ajuda em vários quesitos: serve como um guia para orientar quais processos seguir, além de te ajudar a acompanhar se seus processos estão mesmo avançando.

Nesse post eu te explico como criar sua meta de leitura. Recomendo que você dê uma olhada caso ainda não tenha a sua! Mas criar a meta é só o primeiro passo: você ainda precisa acompanhá-la. Para isso, recomendo que você veja como fazer o seu planejamento de leitura – o caminho que você vai percorrer para atingir a sua meta!

Metas exigem esforços repetitivos por um longo tempo para serem alcançadas. Isso quer dizer que o ponto da meta não é a meta em si, mas os hábitos que ela vai te ajudar a formar. Ou seja, nosso objetivo não é ler 40 livros (meta), mas sim desenvolver o hábito da leitura e ser um leitor cada vez melhor (sistema)!

6. Fale sobre o livro com alguém

Essa mudança de comportamento foi um divisor de águas para mim! No post sobre como hackear o Loop do Hábito da Leitura eu falei como uma das principais recompensas da leitura para mim hoje é poder compartilhar e amadurecer o conhecimento de um livro com amigos. Além de ser uma ótima fonte de tópicos para suas conversas, falar com alguém sobre o livro também vai te trazer outras visões que você talvez nem imaginava possíveis!

Sou suspeito para falar (é como perguntar a um barbeiro se você precisa cortar o cabelo), mas se você está buscando com quem falar sobre um livro, recomendo o nosso Clube de Leitura. Nele você encontra um espaço seguro para compartilhar suas experiências com o livro, além de ser uma rede de apoio para te ajudar a criar (ou readquirir!) o hábito de ler.

Bônus: Leia todos os dias (o paradoxo de como ler mais livros)

Talvez você esteja se perguntando: o objetivo não era justamente aprender como criar o hábito da leitura para, daí sim, eu poder começar a ler mais livros?

Sim! E não… Esse é um verdadeiro paradoxo na hora de sedimentar o hábito da leitura. Mas quem acompanha a Leitura Orgânica sabe o quanto eu falo sempre na importância do Contexto. Um exemplo prático: uma pessoa que lê 15 minutos todos os dias tem um aproveitamento da leitura MUITO maior do que alguém que lê 2h todo sábado.

O que é importante reparar aqui é que quem lê 2h todo sábado lê por mais tempo durante a semana (quem lê 15 min todo dia lê apenas 1h e 45 min). Mas, mesmo assim, a qualidade (e quantidade!) da leitura não se compara. Esse é o poder do contexto: estar com o texto sempre fresco na memória, lembrar de onde parou, aproveitar as conexões no seu dia-a-dia… E isso vai te fazer se sentir muito melhor em relação a sua leitura (lembram da “recompensa” no “ciclo do hábito“?)

Então por mais que adquirir o hábito da leitura te faça ler mais e melhor, por algum tempo você vai precisar “se forçar” ler todos os dias (se possível) para conseguir superar o Vale da Desilusão e atingir o seu Platô do Potencial Latente! Esse é o segredo para conseguir entrar em um ciclo virtuoso na leitura, até que o anseio pela recompensa venha com o gatilho, e você saiba que criou o hábito da leitura!

Caso queira ajuda nessa jornada para criar ou recuperar o hábito de ler, recomendo esse curso onde explico e ajudo a construir o Hábito de Leitura.

Esse post foi embasado nos livros O Poder do Hábito, Indistractable e Hábitos Atômicos e complementado com outras pesquisas relevantes e exemplos pessoais. Esse é o quinto e último post da série Como Criar o Hábito da Leitura. Para ler o primeiro, clique aqui.


3 comentários

Como Criar o Hábito da Leitura: hackeando o ciclo - Leitura Orgânica · 3 de julho, 2020 às 17:13

[…] Esse post foi embasado nos livros O Poder do Hábito, Indistractable e Hábitos Atômicos e complementado com outras pesquisas relevantes e exemplos pessoais. Esse é o quarto post da série Como Criar o Hábito da Leitura. Para ler o próximo, clique aqui. […]

Subvocalização: como acabar com a Voz Mental - Leitura Orgânica · 25 de julho, 2020 às 18:11

[…] funcionem para você logo antes de começar a ler, como respirar fundo, meditar ou tomar uma ducha. Nesse post eu dou dicas de mudanças-chave de comportamento que ajudam […]

Como escolher seu próximo livro: 3 filtros para não errar - Leitura Orgânica · 14 de agosto, 2020 às 00:03

[…] Como sempre falo na abertura do nosso Clube de Leitura, ter com quem falar sobre o livro é um dos comportamentos-chave para melhorar a relação com a leitura. A tendência é que você se mantenha firme no livro (pois […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *