Você sente que o livro está “arrastado”, difícil. Sente que a sua leitura não rende, mas você não quer parar agora! Seja porque você precisa terminar esse livro, seja porque já dedicou muito tempo a ele. Quem lê com frequência já passou por isso várias vezes (talvez até esteja passando por isso agora). Então o que podemos fazer para terminar aquele livro chato que estamos lendo no momento? Vou compartilhar 5 dicas para te ajudar a terminar qualquer livro:

Como terminar um livro chato
Todo mundo já teve que ler um livro chato!

1. Tenha clareza do porquê

Esse ponto é o primeiro e mais importante de todos. Talvez você esteja lendo porque precisa, para o trabalho. Talvez faça parte de uma especialização. Não importa o motivo, desde que seja extremamente relevante para você. Falando nisso, nesse artigo eu compartilho os filtros que eu utilizo na hora de escolher minha próxima leitura.

Minha recomendação nesse ponto é escrever esse “porquê” no próprio livro (pode colar um post-it na capa, por exemplo). Assim você reforça esse motivo toda vez que pega o livro na mão.

Antes de passar para o próximo ponto, pense realmente se o motivo é tão importante assim. Se não for, de repente você deveria deixar esse livro de lado por agora e voltar quando for de fato relevante.

2. Pegue pesado na recompensa

Criar uma rotina de leitura é essencial para terminar um livro chato. Ler 15 minutos todas as manhãs é um exemplo de uma rotina que te ajudará a terminar qualquer livro. Mas como criar essa rotina se o livro é tão chato?!

Aqui vamos trazer alguns conceitos importantes. O primeiro é que a inércia é muito relevante na leitura. Ficar sem ler por muito tempo desestimula que você retome a leitura. O contrário também é verdadeiro. Com disciplina para seguir a rotina, a inércia vai te ajudar a deixar o livro “menos chato”.

O segundo é que as recompensas são extremamente relevantes para te ajudar a criar essa rotina, principalmente no início. Por isso, a segunda dica é: pegue pesado na recompensa! Escolha uma recompensa que você valoriza muito e associe ao término da sua “meta” de leitura daquele dia. Um exemplo do que eu faço é me permitir jogar 30 minutos de vídeo-game por ter lido somente 15 minutos de um livro difícil. Essas recompensas me ajudam a manter minha rotina de leitura, principalmente nos momentos em que o livro está mais arrastado.

Nesse artigo eu falo mais sobre o ciclo do hábito e a importância da recompensa nesse processo.

3. Como terminar um livro chato: use um timer e evite o celular

Continuando sobre a rotina de leitura, o ideal é ter pelo menos um tempo definido de leitura. No meu exemplo acima eu leio todos os dias, por 15 minutos. Mas é importante que esses 15 minutos sejam de fato dedicados à leitura! Não vale ler por 2 minutos e já correr para conferir o Instagram, ou parar quando você recebe uma notificação.

Por isso, recomendo que você use um timer (pode ser o despertador do seu celular) do tempo que você vai ficar lendo. Assim você sabe que pode focar na leitura até o despertador tocar e, ao mesmo tempo, evita mexer no celular durante esse período.

Nesse artigo eu falo mais sobre essa técnica (time boxing) e sobre outras dicas que vão te ajudar a criar uma rotina de leitura.

4. Perceba por que você divagou

Se o livro está chato, a chance de você estar divagando é grande. Mas essa é, na verdade, uma das maiores ajudas que seu cérebro te dá para conseguir terminar o livro (se você conseguir prestar atenção).

Funciona assim: normalmente divagamos porque lemos algo que nos lembra de outra coisa e a divagação começa. Mas, se o livro te levou a pensar em outra coisa, isso significa que ele se conecta com outras áreas da sua vida. Assim, ao prestar atenção nas suas divagações, você pode melhorar muito sua relação com o livro, pois vai ver que ele é mais prático e útil do que você imaginava.

5. Material complementar para terminar um livro (chato)

Algo que ajuda muito na motivação para a leitura e, ao mesmo tempo, na fixação do conteúdo, é acompanhar outros materiais que tenham relação com o livro. Alguns exemplos: assistir um TED do autor, ler artigos ou ver vídeos no Youtube sobre o tema, e por aí vai.

Seguindo nessa linha, falar com conhecidos seus sobre o tema do livro e sobre o que você está aprendendo nele também ajuda muito!

Assim terminamos as 5 dicas. E agora que chegamos ao fim, aproveito para reforçar um ponto pouco citado: cuidado ao se forçar para terminar um livro que não vale a pena. Se você não tiver uma razão importante para ler e o livro é chato, deixe ele de lado! Isso porque, ao se obrigar a terminar, você está associando diversos sentimentos negativos à leitura, e isso pode acabar prejudicando sua rotina de leitura como um todo (não só daquele livro chato!). É muito comum, por exemplo, ficarmos um tempo sem ler nada depois de terminarmos um livro chato.

Espero que essas dicas te ajudem a conseguir ler qualquer livro que você precisar, por mais chato que seja! E caso queira ajuda nessa jornada para criar ou recuperar o hábito de ler, recomendo esse curso onde explico e ajudo a construir o Hábito de Leitura.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *