No post anterior você conferiu como um hábito funciona e o que é o ciclo do hábito. Agora vamos entender melhor o impacto de um hábito no longo prazo. E se cultivar um hábito é tão difícil, quais devo desenvolver primeiro? A resposta é: Hábitos Angulares.

Hábitos Angulares: por que ler é tão importante

Hábitos angulares são os hábitos que tem o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos e impactando sua vida em diversas áreas. Alguns exemplos são o sono, a alimentação e – você adivinhou – a leitura.

A leitura impacta a nossa vida de incontáveis maneiras. Como disse Warren Buffet: “É assim que funciona o conhecimento. Ele se acumula, como juros compostos.” E livros são fontes fantásticas de conhecimento. Mais do que isso, a leitura em si é um processo que te ajuda a desenvolver muitas habilidades (soft skills).

Por essa razão que começar pequeno é tão importante. Ao invés de querer mudar muitas coisas de uma vez (ou coisas grandes demais), como normalmente fazemos nas “metas de ano novo”, o ideal é focarmos na consistência dos pequenos hábitos que, ao longo do tempo, nos trazem um grande resultado (os Hábitos Angulares). James Clear reforça essa ideia nos Hábitos Atômicos: seja 1% melhor todo dia.

1% melhor todo dia

Ir na academia por 3 dias seguidos não gera resultados visíveis. Hábitos positivos normalmente demoram a apresentar resultado. E é por isso que é tão fácil desistirmos de um novo hábito! Você pode ter uma força de vontade incrível, mas depois de algum tempo sem resultado, você não vai conseguir manter o hábito. Pois não chegou no nível de que o gatilho antecipa a recompensa (anseio – lembre-se do ciclo do hábito).

Mas, se você achou isso ruim, o pior está por vir: hábitos negativos também demoram a apresentar resultado. E assim é fácil seguirmos neles! Comer uma besteira agora não vai te fazer engordar. E sua família vai te perdoar por passar uma noite até tarde trabalhando ao invés de dar atenção a eles. O problema é que, aos poucos, esses pequenos hábitos negativos se acumulam.

Essa é a ideia do 1% melhor todo dia: em apenas um ano, ser 1% melhor todo dia faz com que você seja aproximadamente 37 vezes melhor em algo. E ser 1% pior todo dia faz com que você leve a quase zero sua aptidão em algo.

Hábitos Angulares são os hábitos que te fazem 1% melhor todo dia, como nesse gráfico
1% melhor por dia x 1% pior por dia (por um ano)

Exemplos de Hábitos Angulares (positivo ou negativo!)

Os hábitos são, portanto, uma “faca de dois gumes”: ao longo do tempo, o hábito bom aos poucos nos leva a resultados extraordinários, enquanto os ruins nos destroem.

O conhecimento é um hábito positivo incrível e, por mais que ler um livro não tem faça um gênio, fazer isso ao longo da vida é transformador.

Já o estresse é um hábito negativo significativo. Engarrafamento, contas do mês, relacionamento difícil, problemas no trabalho. São coisas que isoladas parecem pequenas, mas esses 1% (negativos) se acumulam e podem virar sérios problemas de saúde.

O tempo vai passar de qualquer maneira… quais hábitos você vai cultivar?

Caso queira ajuda nessa jornada para criar ou recuperar o hábito de ler, recomendo esse curso onde explico e ajudo a construir o Hábito de Leitura.

Esse post foi embasado nos livros O Poder do Hábito, Indistractable e Hábitos Atômicos e complementado com outras pesquisas relevantes e exemplos pessoais. Esse é o segundo post da série Como Criar o Hábito da Leitura. Para ler o próximo, clique aqui.


5 comentários

Diego Ramos da Silva · 2 de julho, 2020 às 15:14

O tempo vai passar de qualquer maneira… quais hábitos você vai cultivar?

Que tapa na cara…

Diego Ramos da Silva · 2 de julho, 2020 às 15:14

O tempo vai passar de qualquer maneira… quais hábitos você vai cultivar?

Que tapa na cara..

Mundo Feminino · 30 de junho, 2022 às 17:07

Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.

O Ciclo do Hábito: como um hábito funciona - Leitura Orgânica · 2 de julho, 2020 às 15:10

[…] Esse post foi embasado nos livros O Poder do Hábito, Indistractable e Hábitos Atômicos e complementado com outras pesquisas relevantes e exemplos pessoais. Esse é o primeiro post da série Como Criar o Hábito de Ler explicando tudo que você precisa para criar o hábito de ler. Para ler o próximo, clique aqui. […]

Mudanças de Hábitos: não fique pelo caminho - Leitura Orgânica · 2 de julho, 2020 às 16:18

[…] post anterior você entendeu como um hábito pode impactar todas as áreas da sua vida. Isso é estimulante, nos […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *