Você está lendo alguma coisa e, quando percebe, não consegue lembrar o que acabou de ler; Ou, então, mal começa a ler e já bate aquele sono. Todos temos algo que nos impede de ler mais! E nem percebemos, mas essas dificuldades que temos na leitura são extremamente prejudiciais. Elas formam um ciclo vicioso onde nossa leitura não rende e isso faz com que gostemos menos de ler; e cada vez lemos menos e cada vez gostamos menos de ler.

Na Leitura Orgânica, chamamos essas dificuldades de Gargalos da Leitura!

O que é um Gargalo?

No livro “A Meta”, de Eliyahu Goldratt, conheci o termo “gargalo” e vi como ele é importante em todas as áreas da nossa vida. Uma história simples do livro ilustra bem isso:

Alex é o responsável por supervisionar um grupo escoteiro do qual seu filho Dave faz parte. A atividade que ele vai acompanhar é uma trilha, e com frequência os escoteiros acabam se espalhando e criando uma distância entre eles (o que é normal, afinal uns são mais rápidos que outros). Por essa razão, Alex precisava parar o grupo com frequência e esperar todos se reunirem para poder continuar (além de ficar preocupado se todos estavam bem).

Foi aí que Alex teve uma grande ideia: colocar Herbie, o menino mais lento do grupo, como primeiro da fila. Dessa forma, o espaçamento parou de existir! Todos agora caminhavam na mesma velocidade do escoteiro mais lento. Nesse caso, Herbie era o gargalo.

Mas o benefício de identificar o gargalo vai muito além de manter todos os escoteiros juntos e não precisar mais se preocupar. Agora que sabia que Herbie era o gargalo, Alex começou a pensar o que podia fazer para aumentar a velocidade do garoto (pois assim toda a tropa se moveria mais rápido). Então, ele percebeu que Herbie estava com uma mochila enorme e, ao pegá-la na mão, viu como era pesada! Bastou distribuir o peso da mochila entre as outras crianças na tropa para que Herbie passasse caminhar mais rápido (e consequentemente todos os outros também).

Esse é o conceito de gargalo! E isso está diretamente ligado à nossa leitura…

O que te impede de ler mais: os Gargalos na Leitura

Da mesma forma que o gargalo de uma garrafa limita a saída de água dela, o Gargalo na Leitura é o que limita a sua leitura! Ou seja, é isso que te impede de ler mais. E entender quais são esses gargalos é fundamental, pois a qualidade e a velocidade da sua leitura estão diretamente vinculadas ao seu gargalo de leitura.

Se o gargalo for mais estreito, mais difícil é para a água passar. Por outro lado, se ele for mais largo a água vai fluir com mais facilidade. É isso que queremos te ajudar a fazer com sua leitura.

1. (falta de) Concentração

  • Tem que reler o que acabou de ler 
  • Não lembra do que leu
  • Pensa em outra coisa enquanto lê

É muito comum divagarmos durante nossas leituras. Se você já teve que reler um parágrafo (ou até uma página) que tinha acabado de ler, sabe bem do que estou falando. O problema é que isso é um gargalo muito importante, pois toda a sua qualidade e velocidade de leitura acabam sendo diretamente afetadas: cada vez que você precisa reler, a internalização de conteúdo e a velocidade de leitura naquele período foram zero! A falta de concentração claramente te impede de ler mais.

Mas esse gargalo, por sorte, é relativamente fácil de resolver. Com alguma dedicação para eliminar os Venenos da Leitura (principalmente o Retrocesso), esse logo deixará de ser um problema. Algumas dicas essenciais para não sofrer com o gargalo da Atenção são: estar relaxado e focado antes de começar a ler; colocar um timer (despertador) com o tempo que você irá ficar lendo (assim você sabe que não precisa pensar em outra coisa durante esse tempo); e se forçar a ler mais rápido (nosso cérebro foca no que colocamos velocidade!)

2. Cansaço

  • Mal começa a ler e já quer parar
  • Desconforto
  • Sono
  • Vista cansada ou pesada

De nada adianta ser o leitor mais rápido do mundo se suas leituras somente duram 5 minutos. Se você mal pega no livro e já começa a ficar com sono, ou tão cansado e desconfortável que não consegue ler, o Cansaço é seu gargalo. Toda a sua leitura fica restrita a essa limitação!

Mas esse também é um gargalo que conseguimos resolver com alguma dedicação. Trabalhando os Venenos da Leitura (principalmente a Movimentação) e adotando algumas dicas, como trazer a sua leitura para uma das primeiras coisas que faz no dia, você conseguirá superar o gargalo do Cansaço.

3. (falta de) Disciplina

  • Falta motivação para ler
  • Não sabe o que ler
  • Sem um objetivo ou meta de leitura

Esqueça a motivação! A verdade é que não podemos contar com ela! Como você vai deixar para ler (ou fazer qualquer coisa) só quando tem motivação se você não pode controlá-la ou saber quando ela vem?!

Está motivado? Ótimo, isso é um bônus incrível e com certeza vai ajudar na produtividade e na leitura. Só não se esqueça: ler quando se está motivado é a parte fácil, todos conseguem. Mas a consolidação do hábito vem quando conseguimos (através da disciplina!) ler justamente nos dias difíceis. Naqueles dias em que parece que tudo joga contra.

E a notícia boa é que a disciplina pode ser exercitada e desenvolvida. Ter uma meta de leitura e um espaço na sua agenda reservado para cumprir essa meta são exemplos! No começo pode parecer tão difícil fazer algo sem motivação que chega a “doer”. Mas, acredite, cada vez fica mais e mais fácil; depois fica prazeroso; e por fim fica difícil ficar sem a leitura!

4. Movimento dos Olhos

  • Ainda lê palavra por palavra
  • Não consegue ler muito rápido
  • Olhos cansados

Se você lê palavra por palavra, da esquerda para a direita, você é completamente normal e lê como a imensa maioria das pessoas. Mas você faz isso simplesmente porque foi assim que aprendeu e nunca mais questionou esse velho hábito. Isso quer dizer que, se seus olhos se movem mais devagar do que sua capacidade de processar o conteúdo, isso te impede de ler mais. E é fácil perceber como a movimentação dos olhos e o processamento do conteúdo são coisas diferentes: basta ler um texto em árabe ou mandarim. Você não consegue processar o conteúdo, mas é fácil aumentar a velocidade com que seus olhos percorrem o texto (que tal testar nessa imagem abaixo?)

O que te impede de ler mais: texto em árabe mostra o movimento dos olhos
texto em árabe

Para que esse não seja um gargalo, você precisa primeiro treinar a sua “visão periférica”, que vai permitir ler mais do que uma palavra por vez, além da musculatura dos seus olhos. Assim como treinamos na academia, treinar nossos olhos ajuda a fortalecê-los para a leitura. Outra dica é utilizar Técnicas de Leitura que ensinam movimentações com os olhos que te farão ganhar muita velocidade (como a leitura em “Chunks”, por exemplo).

5. Processo Cognitivo

  • Repete tudo que lê com a voz mental
  • Não internaliza o conteúdo
  • Não consegue aplicar o que leu

Se você está focado na leitura (1º gargalo), não está cansado (2º gargalo), tem disciplina na leitura (3º gargalo) e tem agilidade nos olhos (4º gargalo), sua leitura será tão rápida quanto sua capacidade de processar e internalizar o conteúdo que está lendo. O Processo Cognitivo é o gargalo fundamental, e toda a sua leitura deveria ser limitada somente por esse ponto. Tendo essa clareza, e tendo trabalhado muito para que os outros pontos não sejam seu gargalo, você poderá focar em como melhorar seu Processamento do Conteúdo lido.

Ao mesmo tempo, contudo, esse é o gargalo mais difícil de ampliar. Você precisa dominar alguns conceitos fundamentais, como a Voz Mental (subvocalização) e a importância do Contexto. E mesmo assim o Processo Cognitivo pode variar muito de leitura para leitura (por causa do Tempo de Reflexão de cada livro).

Acabe com o que te impede de ler mais

Trabalhar os gargalos é o que te fará ser um leitor melhor! Você verá uma clara evolução na sua qualidade e velocidade de leitura na medida que for evoluindo em cada um deles. É assim que você acaba com o que te impede de ler mais.

Mas lembre-se: não foque apenas em um gargalo. Se você não trabalhar nos outros, eles logo irão tomar o posto de verdadeiro gargalo na sua leitura. Seu objetivo é ter conhecimento de todos e, com tempo e dedicação, trabalhar para melhorar todos.


3 comentários

O "Orgânico" da Leitura Orgânica - Leitura Orgânica · 4 de maio, 2020 às 22:37

[…] que nossa leitura é limitada por gargalos (explico melhor aqui). E que cada vício ou técnica de leitura impacta, de alguma maneira, nesses gargalos. Entendi que […]

História da Leitura: 5 grandes marcos - Leitura Orgânica · 14 de julho, 2020 às 23:21

[…] O primeiro aprendizado é mostrar que a leitura é uma habilidade desenvolvida, não sabemos nascendo ler. Ela nasceu de uma profunda necessidade humana e foi se desenvolvendo na medida que essa necessidade foi aumentando. Isso quer dizer que todos podem aprender e se aprimora! Diferente de um esporte (que tem limitações físicas), tudo que se sabe hoje sobre leitura pode ser desenvolvido e aplicado por praticamente qualquer pessoa. E por mais que todos possam se desenvolver na leitura, ter dificuldades nesse processo é normal. Em uma história de mais de 5000 anos e tão complexa (se não fosse pela Pedra de Roseta ainda teríamos vários mistérios obscuros) não é a toa que você tenha alguns desafios na sua leitura. Essas dificuldades são o que eu chamo de Gargalos da Leitura. […]

Autodidata: o que é e como ser um? - Leitura Orgânica · 18 de setembro, 2020 às 20:20

[…] não é algo simples (falo um pouco disso aqui). Ainda mais quando temos que mantê-la por muito tempo! Por isso, autodidatismo não funciona da […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *