Leitura Dinâmica é um dos termos mais pesquisados quando falamos de leitura. Ler mais rápido é algo que está há muito tempo presente na mente da maioria das pessoas, e a Leitura Dinâmica é umas das alternativas mais famosas para esse caminho

Por esse motivo, criei esse artigo para explicar quais as 3 principais diferenças entre a Leitura Orgânica e a Dinâmica. Um ponto importante a ressaltar é que um dos meus objetivos ao desenvolver a Leitura Orgânica foi justamente resolver os problemas que identifiquei na Leitura Dinâmica, mas aproveitando o que ela tem de bom!

1ª diferença: na Leitura Dinâmica você lê somente partes do livro. Na Leitura Orgânica você sempre lê o livro todo.

É muito normal ver promessas no meio da Leitura Dinâmica dizendo que você vai ler livros enormes em poucos minutos. O que eles não te falam é que você vai ler apenas algumas partes do livro; e que eles consideram isso como ter lido o livro todo. Na Leitura Dinâmica te recomendam literalmente pular capítulos inteiros, prefácio e posfácio, e por aí vai!

Na Leitura Dinâmica, é como se você colocasse uma venda para partes do livro
É como se você colocasse uma venda para determinadas partes do livro!

Na Leitura Orgânica nós não acreditamos nisso. Ao ler apenas partes de um livro, você perde o contexto criado pelo autor, muitas vezes necessário para o entendimento completo e profundo da leitura.

Além disso, o aprendizado que iria derivar desse contexto (tanto anterior quanto posterior ao trecho que você leu) é literalmente imensurável. Você tem seu próprio “background” e conhecimentos acumulados, e é impossível prever todas as conexões que esse seu conhecimento iria proporcionar.

Nesse sentido, você parece estar ganhando tempo ao ler apenas o “trecho que mais te interessa”, mas a profundidade e as conexões extras que você vai perder pela falta do contexto total do livro escolhido são um sacrifício grande demais.

No final, ao ler somente partes do livro, você se expõe a realizar somente conexões e aprendizados rasos, e reduz muito a possibilidade de ter conexões e aprendizados profundos.

2ª diferença: na Leitura Dinâmica você busca eliminar a Voz Mental. Na Leitura Orgânica você busca dominá-la.

A Voz Mental (subvocalização) é aquela voz que ecoa na sua mente enquanto você está lendo (você pode ler mais sobre isso aqui). E enquanto você depender dela na sua leitura, sua velocidade de leitura sempre será, no máximo, sua velocidade de fala!

Nesse sentido, ambas as metodologias buscam retirar essa limitação. Mas enquanto a Leitura Dinâmica defende que esse vício (Veneno da Leitura) deve ser erradicado, na Leitura Orgânica nós acreditamos que ele deva ser dominado e usado a seu favor.

A Voz Mental pode ser uma grande aliada sua em diversos momentos. Em um livro mais denso, por exemplo, o “diálogo” que você gera na sua mente através da Voz Mental pode ajudar muito no entendimento profundo do texto. Outra situação bem frequente desse uso de forma positiva são em livros com personagens, onde a Voz Mental permite dar vida e som à história. O que é fundamental na Leitura Orgânica é te dar o poder de escolha: poder deixar a Voz Mental adormecida quando for preciso, ou trazê-la para a sua leitura quando fizer sentido.

3ª diferença: na Leitura Dinâmica você pula palavras. Na Leitura Orgânica não.

A Leitura Dinâmica tem um conceito que eu gosto bastante, que é o de captar a(s) palavra(s) de um trecho e deduzir um significado à partir disso. Nosso cérebro tem uma capacidade e uma imaginação incrível, e é fácil entender como essa técnica funciona. Por exemplo, se você for a um restaurante pela primeira vez e, ao ver o garçom, perguntar pra ele:

Banheiro?

Você perguntando ao garçom onde é o banheiro

É certo que ele vai entender que o que você quis dizer foi: “Onde fica o banheiro?” e vai te apontar a direção correta. Isso acontece porque todo o contexto nos direciona a essa interpretação, e o nosso cérebro preenche os espaços faltantes.

O problema vem agora: mantendo o exemplo do restaurante, digamos que Diego foi até lá e encontrou o dono do restaurante com seu irmão. A pergunta é: era o irmão do Diego ou do dono do restaurante? O fato é que, só com essas informações, não existe resposta correta, pois a frase é ambígua. O que vai te dar a resposta nesse caso é o restante do texto, ou seja, o contexto onde está inserido. Esse é apenas um dos problemas que pode acontecer caso você pule palavras.

Por isso, a Leitura Orgânica busca estimular seu pensamento e sua leitura de modo que você possa ganhar velocidade no movimento da leitura e na interpretação do texto, mas sem perder nenhuma palavra nesse processo.

Conclusão

A palavra Dinâmica remete a algo rápido, e isso costuma atrair muitas pessoas que querem acelerar suas leituras. Afinal, ler é uma das principais formas de aprendizado e lazer que o ser humano tem ao longo da sua vida! Se tivermos, então, a opção de desenvolver essa habilidade de forma rápida, é normal escolhermos esse “atalho”. Acredito que esse seja um dos principais motivos da Leitura Dinâmica ser tão procurada!

O que essas pessoas esquecem, contudo, é que a maioria dos adultos ainda lê como aprendeu no ensino fundamental. E não importa a metodologia que você escolher para aprimorar a leitura, esse não é um processo rápido ou fácil. Faz décadas que você lê da mesma forma, e aprimorar esse processo pode levar algum tempo.

Mas, ao invés de repentina e artificial, essa metodologia pode ser natural. Ela pode conectar todas as diferentes técnicas de leitura com o funcionamento do nosso cérebro e corpo. Ela pode ser Orgânica.


2 comentários

Diego Ramos · 14 de abril, 2020 às 14:30

Sensacional, eu tinha essa dúvida e foi muito bacana entender a diferença!

Gostei também do exemplo do Diego, meu chará..

O "Orgânico" da Leitura Orgânica - Leitura Orgânica · 4 de maio, 2020 às 22:37

[…] técnicas de leitura te propõe alternativas que são artificiais, como quando a leitura dinâmica te sugere pular capítulos inteiros de um livro. Na Leitura Orgânica, por outro lado, um dos principais objetivos é você […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *