Se você acompanha algum canal de finanças pessoais já deve ter ouvido falar no poder dos juros compostos. A leitura funciona de maneira bem semelhante! Quanto mais nós lemos, e quanto mais aproveitamos essas leituras, mais aprendemos com elas. Ou seja, leituras anteriores potencializam o resultado das próximas leituras. E se formulam juízos de valor sobre os significados, sobre a legitimidade e conformação das ideias, comparando-as com experiências e dessas leituras prévias.
O artigo completo (abaixo) diz que o questionamento interior enquanto se processa a leitura deve incidir nas razões, nas finalidades, nos objetivos de tal leitura, nos propósitos, ideias principais e inferências do autor do livro e deve estar acompanhado de uma reflexão sobre o próprio entendimento do que está expresso, do seu significado, da sua importância na vida.
Esses questionamentos nada mais são que o pensamento crítico em ação! E, na minha opinião, são um dos maiores diferencias da leitura em relação à outros métodos de aprendizagem ou de lazer. Esse espaço que você pode criar, após ler algo interessante, para refletir sobre o assunto, proporciona um momento de evolução único.
Para quem tiver um tempinho, recomendo o artigo completo:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/literatura/a-importancia-habito-ler.htm
1 comentário
Como desenvolver Soft Skills através da leitura - Leitura Orgânica · 8 de junho, 2020 às 15:40
[…] Em um país onde 1 a cada 10 estudantes de 15 anos conseguem distinguir fatos de opiniões, o Pensamento Crítico tem se mostrado mais necessário que nunca! E apesar de ser uma junção complexa, existe um atributo da leitura que acredito ser essencial na formação do pensamento crítico. […]